O medo das pessoas de fazer compras pela internet já é coisa do passado. E nem estamos falando apenas dos jovenzinhos. Com o alcance cada vez maior da tecnologia, o público on-line se tornou muito mais diversificado e heterogêneo. Todo mundo está na internet, até sua avó deve ter Whatsapp, não é?

E não foi só a faixa etária que mudou, mas também a forma como as pessoas se comportam na hora de comprar on-line. Hoje, os clientes não querem mais saber de propagandas intrusivas que interrompem sua série de TV ou de telemarketing ligando para sua casa nas horas mais ingratas (como eles conseguem?). Agora, é o consumidor que vai atrás do produto. E mais: de informações.

cliente não busca só produtos

Por isso, para impulsionar suas vendas on-line, não adianta ficar fazendo propaganda sem direcionamento. Se você quiser construir uma carteira de clientes confiável e duradoura, primeiro vai ter de oferecer algo a eles. O quê? Conteúdo, jovem aprendiz. Você vai disponibilizar informações, promoções, produtos gratuitos e, a partir disso, criar uma lista de possíveis clientes.

seja o que o cliente procura

Quer saber como atrair clientes?

É assim: hoje, quando um cliente quer comprar um produto ou serviço, ele vai pesquisar. Digamos que ele queira fazer um curso de idiomas. Acessa o Google ou outro site de busca e vê as opções. Depois, entra em fóruns ou grupos do Facebook e pede a opinião de quem já fez este ou aquele curso. E é aí que você entra.

Você vai ser a fonte de informações. Vai ter um site com dicas de como conjugar verbos, os benefícios de saber idioma X e como se preparar melhor para uma prova. Você vai ter vídeo-aulas gratuitas com os pontos básicos de tal língua e um e-book grátis com as frases mais importante para quem for viajar e tiver que se virar num outro país.

Você se torna uma autoridade no assunto. As pessoas associam seu nome e sua empresa àquele tema, sabem que podem procurá-lo para resolverem seus problemas e gostam de acompanhar suas publicações porque são ÚTEIS. A essência do seu trabalho é ajudar e informar. E essa é a melhor maneira de divulgar seu site, seus serviços e seus produtos.

manter o contato com o cliente

O que ganho em troca?

Você teve todo esse trabalho para gerar conteúdo, então qual é o próximo passo na prospecção de clientes? Conseguir a permissão deles para continuar em contato. E isso vem em troca de alguma oferta. Pode ser o tal e-book gratuito, pode ser uma promoção ou pode ser uma consultoria grátis. O importante é que quem quiser ter acesso terá de fornecer uma informação: seu e-mail.

Aos poucos, você vai construir uma lista para usar em campanhas de e-mail marketing muito mais valiosa do que qualquer outra que você pudesse comprar por aí. Dá trabalho? Sim. Mas você tem certeza de que as pessoas que deixaram o e-mail lá combinam duas características importantíssimas:

– Estão interessadas na sua empresa.

– Deram permissão para você ficar com o endereço de e-mail delas.

Essas pessoas caíram na sua isca. Você ofereceu conteúdo de qualidade e, em troca, tem uma lista de potenciais clientes superbem direcionada! E o melhor desse marketing digital é que você pode (e deve) espalhar muito, mas muito conteúdo. Serão várias iscas lançadas pela web, mas não serão aleatórias. Farão parte de uma estratégia cuidadosamente planejada

atingir apenas o seu público

Você sabe com quem está falando?

Todo esse trabalho, no entanto, não vai funcionar se você não souber quem quer atingir. Pare e pense:

– Quem são os meus clientes?

– Quais são os problemas que eles precisam solucionar?

– Como eles procuram por essas soluções on-line?

Para que o conteúdo oferecido por você tenha qualidade e os e-mails recolhidos realmente sejam de potenciais clientes, você precisa traçar esse perfil com capricho. Pode conversar com clientes atuais, perguntar a outras pessoas da empresa e consultar pesquisas feitas no seu setor. Quanto mais preciso for o perfil, mais certeira vai ser a sua isca.

as pessoas mantêm o mesmo email por anos

Mas alguém ainda lê e-mail?

Você deve estar se perguntando por que ter todo esse trabalho para conseguir o e-mail das pessoas na hora de prospectar clientes. Peraí, a moda agora não é rede social?

Não abandone sua estratégia de marketing em mídias sociais, mas também não menospreze o velho e bom e-mail! Analise bem: nas redes sociais, você não é dono de nada. Não é dono da sua página, não é dono do seu perfil… Você usa, mas, e se a rede acabar? E se ela sair de moda? Como você faz para guardar todos aqueles contatos?

Porém, com o e-mail é diferente. O e-mail fica com a pessoa por anos. Muito anos. É um meio de comunicação mais confiável. E a verdade é que a maioria das pessoas checa os e-mails todo dia. Todo-santo-dia. É uma oportunidade boa demais para você perder.

não sufoque seu cliente com muitos emails

E-mail marketing não é spam.

A diferença fundamental nesse processo todo é que seu e-mail carinhosamente preparado não vai parar na caixa de spam das pessoas. E, também, sua empresa não vai perder cadastros porque os clientes estão se sentindo sufocados com tanta propaganda.

Em primeiro lugar, você filtrou os endereços de pessoas realmente interessadas no que você tem a oferecer. A porcentagem de clientes reais que podem vir dessa lista é muito maior do que se você apenas disparar mensagens a torto e a direito.

Em segundo lugar, controle-se. Não é porque os internautas deram permissão para sua empresa enviar e-mail que eles querem saber de você a cada meia hora. Lembre-se de usar bem sua lista de clientes. Envie informações importantes (mais conteúdo para ajudar as pessoas!) e boas promoções. Não é para mandar qualquer coisa, ok? Use com moderação.

sua carteira de clientes só tem que aumentar

E quando acaba?

Não acaba. Sua carteira de clientes sempre pode crescer. Suas listas de e-mail marketing vão precisar ser renovadas. E você vai precisar manter seu status de expert no assunto. Então, não deixe de desenvolver conteúdo. O comportamento dos clientes mudou, você precisa acompanhar essa novidade.

Nunca se sabe quando alguém novo vai precisar exatamente do que sua empresa tem a oferecer. As vendas on-line só crescem, seu público em potencial só cresce. Por que você iria querer parar? Não desanime, continue com energia total e inove na divulgação da sua marca!

 

Gostou das dicas? Conte para nós como você está aplicando essas estratégias na sua empresa. Compartilhe este texto com seus colegas e todos estarão mais preparados para cuidar bem dos seus clientes!

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