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Se a sua empresa ainda não tem perfil no Instagram, sentimos informar: você está comendo poeira. Essa rede social é uma ferramenta poderosa de negócios e, se você não estiver no Instagram, a turma mais jovem pode nem saber que você existe.

O uso do Instagram para empresas aumenta a visibilidade da sua marca e constrói uma comunidade de seguidores. De quebra, também pode ser seu braço direito na hora de conseguir mais tráfego para o seu site. Precisa de inspiração? Confira algumas dicas Ninja:

instagram-mobile-ki-agencia1) Coloque o endereço do site no seu perfil

O Instagram deixa que você publique apenas um link ativo, e esse salvador da pátria fica na sua página de perfil. É lá que as pessoas vão para saberem quem você é, descobrirem a essência da sua empresa, e, portanto, é o melhor lugar para colocar sua URL (e atualizá-la sempre que quiser direcionar seus clientes para uma promoção ou outra página específica).

O espaço é tão pequeno que é quase um tweet – 150 caracteres –, então, seja claro e direto e encurte o link em sites como o bitly.com. Além disso, sempre que fizer uma postagem, inclua frases como “link do site no perfil” para lembrar seus clientes de clicarem lá.

2) Coloque marca d’água nas suas imagens

Suas fotos podem acabar sendo compartilhadas diversas vezes sem o devido crédito (esse é o preço da liberdade na internet!). Por isso, identifique todas elas com a marca da empresa. Assim, os usuários sempre voltarão até você. Como hoje em dia existe aplicativo para tudo, aqui vai uma dica ninja: se você não souber como colocar marca d’água em imagens, pode baixar um próprio para isso, como o iWatermark.

3) Crie expectativa no seu público.

Se você estiver prestes a lançar um produto ou campanha, comece a divulgar pequenas prévias alguns dias antes. Diga aos seus clientes que algo novo vai chegar. Deixe todos intrigados, loucos de curiosidade e, no dia marcado, diga para clicarem no link do seu perfil para verem a novidade. Assim você consegue um tráfego de qualidade para o seu site.

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4) Use hashtags, mas não exagere.

Publicações com uma avalanche delas diminuem a credibilidade da sua empresa. Porém, quando usadas da forma certa, as hashtags ajudam a conquistar novos seguidores no Instagram. Controle a compulsão e use de três a cinco por postagem, misturando as mais populares com outras nem tanto. Uma boa forma de descobrir quais são as hashtags mais usadas no momento é começar a digitar uma delas, relacionada com a sua foto, e deixar que o Instagram sugira a continuação. Ele vai dar uma lista das mais populares e você pode escolher entre elas a que quiser!

5) Capriche nas fotos

O Instagram é, antes de mais nada, uma rede social visual. Se estiver pensando em como atrair os clientes, a melhor estratégia é promover sua empresa com lindas fotos dos produtos ou serviços que você oferece. Mas não vá pelo caminho sem graça e coloque seus produtos em um fundo branco. Em vez disso, pense em cenários interessantes. Fotografe seus funcionários e clientes em ação, mostrando aos seus seguidores no Instagram não apenas o que sua empresa faz, mas qual é a essência dela, o estilo de vida de quem faz parte dela.

6) Teste as melhores publicações para o seu nicho.

Poste em horários e estilos diferentes e avalie quando você atrai mais curtidas e novos seguidores. Tudo depende do seu público-alvo e a única forma de definir o que e quando publicar é fazendo experimentos, então, sem preguiça! Jogue-se de corpo, mente e alma nessa tarefa!

Por exemplo, se seus clientes são adultos das grandes cidades, um bom horário para postar pode ser na hora do rush, quando eles estão presos em ônibus e metrôs e só têm seus celulares como salvação para o tédio e a vontade de jantar logo! Porém, se seu público for formado de adolescentes, o horário da tarde pode ser mais interessante. Acompanhe o desempenho das suas fotos e aprenda quando vai conseguir mais retorno com elas. A triste realidade é que uma publicação no Instagram tem vida útil de poucas horas, antes de se perder na fila de posts do feed. E, quanto menos pessoas virem suas fotos, menos chances você tem de aumentar as visitas no seu site.

7) Faça parceria com influencers do seu nicho.

Aquelas pessoas cheias seguidores no Instagram atingem um público grande e são uma incrível oportunidade de propaganda para a sua empresa. É claro que alguns podem cobrar os olhos cara (e mais um pouco) por uma postagem, mas você pode conseguir a ajudar de influencers de médio alcance com ações simples, como enviar produtos para eles. Depois de mandar os mimos, lembre-se de combinar que eles devem colocar uma mensagem clara na postagem que direcione ao link do site no seu perfil.

8) Publique com frequência.

É difícil atrair clientes se eles só tiverem notícias suas de vez em quando. Porém, também não afogue o feed deles com fotos; ninguém gosta de spam e eles vão fugir rapidinho da sua empresa. As grandes marcas costumam postar entre uma e três vezes por dia. Todo dia? Sim, tem que ter energia! Estando presente com frequência, você aumenta muito as possibilidades de as pessoas reconhecerem sua marca e verem algo que interessa nas suas postagens. Se você deixar o Instagram às moscas por muito tempo, menos clientes vão ver seus produtos e ainda menos vão ser levados a visitar seu site.

9) Interaja com o público e seja simpático.

Sempre que alguém comentar em uma publicação da sua empresa, responda e agradeça. Lembre-se: tenha orgulho de servir o cliente! Também fique atento para quem compartilhar informações sobre você e comente nessas postagens.

E não se esqueça de habilitar a opção para receber notificações no celular sempre que alguém curtir ou comentar suas fotos. Não, não é incômodo como receber mensagens no grupo da família no Whatsapp, é uma oportunidade de não se esquecer de interagir com essas pessoas. Quando responder, você pode reforçar o direcionamento para o link do seu site no perfil, indicando que lá o cliente pode encontrar mais informações e tirar dúvidas.

10) Não seja egocêntrico, pense sempre no público.

Faça postagens que serão úteis para ele. Assim, você garante que as pessoas continuem seguindo o perfil da sua empresa e atrai novos clientes interessados em acompanhar suas publicações. Quanto mais útil seu perfil no Instagram for para seus seguidores, mais deles virão! E mais chances você terá de aumentar as visitas no seu site e conseguir um tráfego de qualidade, com pessoas realmente interessadas na sua empresa.

Quais dessas superdicas você já aplica na sua estratégia no Instagram? Tem alguma outra que você descobriu que dá muito certo? Conte para a gente!

Compartilhe este texto com todos na sua empresa e juntem forças para fazerem do Instagram seu grande aliado!

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