Gerenciar mídias sociais não é tarefa fácil. Os recursos mudam rapidamente, novas redes surgem e o público tem muita oferta de conteúdo para escolher. Manter um feed relevante e contínuo é um grande desafio e gerar engajamento parece um sonho impossível. Porém, não é hora de desistir!
Usar as mídias sociais para a sua empresa é fundamental para um bom resultado de marketing e para cuidar da sua imagem. Respire fundo, porque vamos ajudá-lo a fazer seu trabalho com mais calma seguindo estas regras de ouro!
Comunicação
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Parece óbvio? Bem, suas publicações em redes sociais não podem simplesmente ser automáticas, sem qualquer tipo de troca com o público, como se fossem programadas por uma máquina. É importante estimular as pessoas a entrarem na conversa.
Fazer perguntas, propor desafios, levantar questionamentos importantes… Toda forma de interação serve para mostrar que você está ouvindo o público e quer construir um relacionamento com ele. Não deixe que pensem que não existe nada por trás daquelas imagens e textos, mostre que o canal está aberto para contato e troca de informações.
Análise
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Se você não parar para medir o desempenho das suas ações nas mídias sociais da sua empresa, nunca vai saber o que está dando certo e o que está indo mal. Você pode estar perdendo oportunidades incríveis apenas por não saber que aquele vídeo publicado no fim de semana foi a postagem de maior sucesso do seu Facebook!
Acompanhe os números dos seus canais e aprenda com eles. Faça experiências para descobrir do que seu público mais gosta e identifique que conteúdos vale a pena repetir. E não tenha medo de descobrir que algo deu errado, pois essa é uma informação valiosíssima para você melhorar.
Compartilhe conteúdo
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Não espere que as pessoas cheguem até as redes sociais da sua empresa a troco de nada. Você precisa oferecer informações interessantes para elas. Sabe aquele conteúdo que você se esforçou tanto para produzir no site, em um vídeo ou em um e-book? Espalhe por aí!
As mídias sociais são a melhor forma de fazer seu conteúdo girar e de trazer a atenção de novos seguidores. Além de manter os que você já tem! A combinação excelente conteúdo com ótima divulgação é a chave do sucesso. Não basta produzir, se não compartilhar. Mas não basta compartilhar qualquer coisa, sem ter produzido postagens de valor para o seu público. Cuide com carinho das duas etapas.
Aposte nas informações visuais
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As pessoas costumam prestar mais atenção e memorizar melhorar as informações visuais. Imagens e vídeos geram mais engajamento do que textos simples. Então, mãos à obra.
Pense em fotos e filmagens interessantes e que tragam informações valiosas para o seu público. Capriche na produção e crie um feed bonito nas suas redes sociais, daqueles que todo mundo vai querer seguir. E você pode fazer isso com imagens e músicas gratuitas, se não tiver como investir muito dinheiro.
Inove
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Estamos vivendo em uma época em que tudo muda muito rápido. Nem bem aprendemos a usar uma rede social e outra aparece, com recursos novos, interação completamente diferente e algum tempo necessário para aprendermos a usá-la. Por isso, tente ficar sempre em cima das novidades.
Não tenha medo de usar mídias sociais novas e de dar roupagens diferentes a conteúdos ultrapassados. Fique de antenas ligadas no que a turma mais jovem está comentando e não deixe sua estratégia de marketing digital cair na idade da pedra.
Cuide bem do seu público
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Seus seguidores querem saber que a opinião deles importa, que são ouvidos pela sua empresa e dignos do seu tempo. Uma grande parcela já usa as redes sociais para resolver questões de atendimento ao cliente, por exemplo. Por isso, aprenda a cuidar muito bem do seu público.
Manter os ouvidos abertos para as dúvidas, reclamações e sugestões dos seus clientes atuais e futuros não só ajuda a fidelizar os clientes como também contribui para a boa reputação da sua empresa. Ser simpático e solícito não custa nada, e o retorno pode ser enorme.
Solucione
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Seguindo a lógica da dica anterior, ofereça soluções reais para o seu público. Não basta ouvir e responder; tente realmente ajudar. Coloque os interesses dos clientes em primeiro lugar e esteja disposto de verdade a se esforçar por eles. Evite respostas vazias, respostas automáticas e, ainda pior, respostas padrão. Seja pessoal e mostre que está ali para solucionar os problemas.
Mostre os bastidores
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As pessoas adoram ver o lado mais humano e espontâneo das empresas. Essa interação traz uma sensação de transparência e honestidade, além de satisfazer a curiosidade dos clientes.
Uma boa forma de fazer isso é publicar vídeos e fotos dos bastidores, da equipe, do dia a dia do trabalho. Esqueça as fotografias posadas e os discursos entre aspas. Mostre pessoas reais em ambientes reais e deixe que o público conheça sua empresa. Ao longo do tempo, isso vai conquistar a confiança dele, além de fazer com que ele sinta que há alguém do outro lado para atendê-lo, mesmo através da internet.
Pessoas em primeiro lugar
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Nunca é exagero lembrar que estamos falando de redes sociais. São plataformas para as pessoas se conhecerem, mostrarem e interagirem. Se você analisar os conteúdos que se tornam virais, vai perceber que eles são sempre muito emocionantes ou muito divertidos. Provocar sensações é o que faz uma publicação ser memorável!
Por isso, ao criar conteúdo, lembre-se de que você não o está jogando aos sete ventos. Ele precisa tocar as pessoas, atraí-las e fazer com que elas próprias queriam compartilhá-lo, espontaneamente. Existe divulgação gratuita melhor do que essa?
Ofereça algo em troca
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Você conquistou um bom público, que o acompanha e interage com a sua empresa. Que tal mostrar que você sabe agradecer? Você pode fazer sorteios, por exemplo, disponibilizar brindes e prêmios para os seguidores. Ou pode envolver sua empresa em campanhas e causas importantes.
Não espere apenas receber, doe um pouco. Isso sem dúvida conquistará a admiração do público e o fará perceber que você está ali por ele. É uma ótima forma de conservar os bons relacionamentos e fidelizar os clientes!
Gostou da lista? Ficou surpreso com algum dos itens? Aproveite essas dicas para ter mais sucesso nas redes sociais e nos conte como você está se saindo!