Nem só de curtir e compartilhar vive o Facebook. A rede social, que em 2015 passou do 1,5 bilhão de usuários mensais ativos, tem muitos segredos que poucas pessoas já desvendaram.

Nós vamos contar aqui algumas curiosidades e alguns truques para você aproveitar ainda mais o Facebook!

1) Receba anúncios do seu interesse

Sabe aquelas propagandas que aparecem no meio do seu feed de notícias? Você já deve ter reparado que são mais ou menos direcionadas para as coisas de que você gosta. Isso porque o Facebook seleciona tópicos que parecem ser do seu interesse com base no seu perfil, nas suas curtidas, nos seus apps. Porém, deve surgir uma ou outra que você não faz a menor questão de ver, né?

Para corrigir isso, você pode definir melhor as escolhas do Facebook seguindo este caminho:

No canto superior direito da sua página inicial, clique na seta que aponta para baixo e, depois, em “Configurações”. Na nova página, selecione “Anúncios”.

Seta Privacidade Facebook

Configurações Anúncios - Facebook

Na tela de anúncios, ao lado de “Anúncios baseados nas minhas preferências”, clique em “Editar”. Uma nova seção vai abrir e, nela, você deve clicar no botão “Acessar preferências de anúncios”.

Preferências de Anúncios no Facebook

Na página seguinte, você vai poder explorar cada categoria e escolher sobre o que quer receber propaganda ou não. Quando clicar em uma das categorias, uma lista de subtópicos será aberta. Se quiser excluir algum deles, passe o mouse sobre a palavra e um “X” vai aparecer à direita.

Excluir Categoria de Anúncios Facebook

Pronto! Suas preferências estão ainda mais personalizadas!

2) Integre o Instagram com o Facebook

Um estudo de fevereiro de 2016 mostrou que posts vindos do Instagram têm 23% a mais de engajamento.

Isso pode parecer estranho até você se lembrar de que o Facebook é dono do Instagram e, assim, faz sentido que ele dê um destaque para os posts vindos de lá. Sabendo disso, aproveite para conseguir mais curtidas e comentários, principalmente se você usa o Facebook para sua empresa.

3) Aproximando o mundo

Você se lembra daquela história de que estamos a apenas seis graus de separação de qualquer pessoa no mundo? Ou seja, se você quiser conhecer o Papa, só vai precisar de seis pessoas que o apresentem para alguém que conheçam sucessivamente até você chegar a ele.

6 Graus de Separação

Mas o Facebook deixou o mundo menor! Hoje, você, em média, precisa apenas de 3,5 pessoas. Ou seja, se não quiser ser inconveniente e mandar um pedido de amizade para alguém que nunca ouviu falar de você, não vai ter que passar por tanta gente até ser apresentado para essa pessoa.

Segundo uma pesquisa do próprio Facebook, a maioria das pessoas tem média de 2,9 a 4,2 graus de separação de qualquer outra da rede social. Você pode inclusive entrar na página do estudo e ver qual é a sua média: https://research.facebook.com/blog/three-and-a-half-degrees-of-separation/

4) Guarde suas informações em outro lugar

Você pode fazer um download de todas as suas informações do Facebook e salvá-las no computador. O que são essas informações? Publicações, fotos, vídeos, mensagens, conversas no bate-papo etc. A lista completa está aqui: https://www.facebook.com/help/405183566203254

download-facebook-ki-agencia

Para fazer isso, no canto superior direito da sua página inicial, clique na seta que aponta para baixo e, depois, em “Configurações” –> “Geral”. Nessa página, você vai ver a opção “Baixe uma cópia dos seus dados do Facebook”.

Seta Privacidade Facebook

 

Depois de selecionar, uma nova janela será aberta e você deve clicar no botão “Abrir meu arquivo” para começar o download. Mas nós imploramos, tenha cuidado! São informações confidenciais, não vá salvar em qualquer lugar, ok?

5) Deixe as hashtags de lado

O mesmo estudo de 2016 que mencionamos no item 2, depois de analisar um bilhão de posts, concluiu que publicações sem hashtags ganham mais curtidas e comentários no Facebook do que aquelas com hashtags.

Menor engajamento Posts com Hashtag

Ou seja, as hashtags são muito importantes para o Instagram e o Twitter, mas, no Facebook, estão fazendo com que você perca visibilidade. Não têm muita serventia por lá e, além disso, geram menos engajamento. Você precisa de mais alguma coisa para abandoná-las de vez?

6) Você não precisa ver tudo na hora

Sempre que você está passeando pelo Facebook, tem tempo de parar para ler uma reportagem ou pode habilitar o som para assistir a um vídeo? Sabemos que não. Nem sempre o conteúdo é tão constrangedor como os vídeos que você anda recebendo no grupo da galera no WhatsApp; às vezes simplesmente não é o momento.

Porém, você não precisa abrir mão daquele conteúdo. Basta salvar para mais tarde. Tanto na versão do Facebook para computadores quanto no app para dispositivos móveis, no canto superior direito de cada postagem há uma setinha bem clara. Clique nela e, depois, em “Salvar link”.

Salvar Links Computador Facebook

Quando quiser ler os posts salvos, acesse a página https://www.facebook.com/saved/ ou, no app, clique nos três riscos do canto inferior direito e, ao abrir a página de navegação, escolha “Ver mais”, depois, “Salvos”.

Ver no Celular Links Salvos Facebook

7) O declínio dos computadores.

Sabia que quase 46% dos usuários mensais do Facebook acessam a rede apenas por dispositivos móveis? A própria empresa divulgou que, dos seus mais de 1,5 bilhões de usuários, 727 milhões só visitam a rede através do app.

O que isso pode significar para as futuras mudanças no Facebook, não sabemos. Mas é um dado muito importante para ser ignorado. Veja só o crescimento do uso exclusivo em aparelhos mobile, do terceiro trimestre de 2013 ao terceiro trimestre de 2015:

Crescimento Mobile Facebook

 

8) Sincronize seus eventos com a Google Agenda

Se você usa a agenda do Google para se organizar, nada mais fácil do que ver seus eventos do Facebook por lá, não é mesmo? Vamos usar a tecnologia a nosso favor! Mas, como fazer isso?

Na página inicial do Facebook, clique em “Eventos” e, depois, em “Próximos”. Escolha um dos eventos futuros e acesse a página. Lá, no canto superior direito, clique nas opções (os três pontinhos). Depois, escolha “Exportar evento”.

exportar-evento-facebook-ki-agencia

Uma nova janela será aberta. Copie a URL que aparece embaixo da frase “Assinar para receber todos os futuros eventos no seu calendário”.

Depois, abra a Google agenda. No menu da esquerda, selecione “Outras agendas” e, em seguida “Adicionar por url”. Pronto! A agenda e o Facebook serão sincronizados e você não vai mais precisar ficar checando as duas páginas toda vez.

9) Pesquisar seus vídeos

Se você usa o Facebook para a sua empresa e quer rever os vídeos que publicou, seja por curiosidade ou para ver quais tiveram mais visualizações, abra sua fanpage e, no topo, clique em “Ferramentas de publicação”.

ferramentas-publicacao-facebook-ki-agencia

Depois, selecione a opção “Biblioteca de vídeos” e uma nova página será aberta. Lá você vai ter uma visão geral de todos os vídeos que já publicou na sua página, da data e de como foi o desempenho deles.

Biblioteca de Vídeos de Fanpages

10) Não tem essa de tiozão

A garotada não é mais o maior público do Facebook, pelo menos nos países mais desenvolvidos. De acordo com um relatório da We Are Social, nos Estados Unidos há 17% mais pessoas acima dos 40 anos usando a rede do que os mais jovens. Além disso, apenas 33% têm menos de 30 anos. Nos países em desenvolvimento, os números são um pouco diferentes. No Brasil, a faixa etária com mais usuários no Facebook é dos 20-29 anos, representando 36%.

11) O Facebook também está nas conversas privadas.

Não são só os posts compartilhados com todos os seus amigos que fazem sucesso. Em 2015, o app de mensagens do Facebook, Messenger, passou dos 800 milhões de usuários ativos. Com isso, e com outras formas de comunicação privada em outras plataformas, as mídias sociais estão se tornando lugares onde as pessoas expõe menos as suas vidas e procuram mais interação com amigos.

Messenger do Facebook em Celular e Desktop

Isso pode mudar a forma como é feita a sua estratégia de marketing em mídias sociais. O seu conteúdo deve ser tão relevante que as pessoas vão querer compartilhar diretamente com amigos e familiares que possam ter interesse.

E, então? Agora você se sente expert em Facebook? Conhece algum outro truque que não mencionamos? Mande este texto para os seus amigos e compartilhe esses segredos com eles!

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