Faltam poucos dias para o Dia do consumidor 2020 e você nem lembrava dessa data?
Nada de pânico! Acalme seus “divertidamentes” (para quem não viu o filme ainda, recomendamos muito) e vamos apelar a lógica — e dados — para recuperar o tempo perdido.
O primeiro passo é: baixar o Calendário Ninja 2020, para não perder mais nenhuma sazonalidade importante este ano. E o passo 2: rolar a tela e conferir as dicas que preparamos.
Partiu?!
Quando é mesmo o Dia do Consumidor? 🤔
Acredite ou não, essa ainda é uma das principais dúvidas em relação à data. Criado em 1983, o Dia Mundial do Direito ao Consumidor é comemorado no dia 15 de março. Pois, foi neste dia (só que em 1962) que o então presidente dos Estados Unidos John F. Kennedy, fez seu famoso discurso, considerado até hoje como o marco inicial do direito do consumidor.
Meio século se passou até que o varejo conseguisse incorporar a data em seu calendário de ofertas (afinal, a proposta inicial da data era bem diferente). E em 2014, nasceu o repaginado Dia do Consumidor, uma espécie de Black Friday fora de época.
Adotado inicialmente pelo e-commerce, hoje a data já é bastante difundida no varejo. E já há comércios que apostam em uma semana todinha de ofertas especiais: a semana do consumidor.
A comercialização da data, também colaborou para a sua popularização. Abaixo vemos um gráfico de tendência de pesquisas pelo termo “dia do consumidor” desde 2004 até 2019. Os picos, é claro, acontecem no mês de março, mas é possível notar como eles cresceram ao longo dos anos, principalmente em 2014 (o maior pico de todos) quando a data foi “apadrinhada” pelo varejo.
Neste ano, as buscas já estão crescendo desde o início de março, como é possível ver no gráfico abaixo. E como indica a linha pontilhada, tendem a subir ainda mais.
Chega de história, vamos às dicas!
Indo direto ao ponto, apenas descontos não bastam mais. Os consumidores têm novas exigências e agora conhecendo a história da data, elas fazem muito mais sentido (não achou que a gente estava te contando tudo aquilo à toa, né?).
Além dos descontos, os consumidores priorizam marcas que oferecem:
📌Comunicação clara e honesta
📌Entrega no prazo
📌Troca facilitada para produtos com defeito
Ou seja, a próxima semana é mais que uma oportunidade de vender mais, é também uma janela e tanto para você posicionar bem a sua marca.
Segundo dados do Google, os direitos dos consumidores mais importante e menos respeitados, segundo a percepção dos próprios consumidores, são:
Estar atento aos direitos destacados pela pesquisa e como eles são tratados na sua empresa, é fundamental para o sucesso do seu negócio e da sua marca não só no dia do consumidor, mas nos outros 365 dias também.
Checklist de sucesso para ações do dia do consumidor
📌Mostre respeito e atenção pelo seu consumidor! Que tal criar uma identidade visual especial para os conteúdos referentes à data;
📌Não foque apenas nas vantagens comerciais: elas são importantes, mas se você focar só nisso, pode fazer os consumidores duvidarem da veracidade das promoções;
📌 Vá além das ofertas: pense no que você pode oferecer ao seu consumidor além dos descontos.
Segundo levantamento, também do Google, o que os consumidores mais desejam é:
Pronto, agora é arregaçar as mangas e começar a planejar seu dia do consumidor. Depois conta para a gente os resultados das suas ações, vamos adorar saber.
Ainda sobre consumidor, venda e posicionamento de marca
Estamos na era da experiência, queremos ser surpreendidos. Através do efeito VALE A PENA, você vai parar de competir por preço. Faça seu cliente perceber seu VALOR!
Aprenda nesse vídeo como gerar o EFEITO VALE A PENA e aumentar seus resultados!
Para aquela última reflexão, vale pensar:
“Se você não entende as pessoas, você não entenderá os negócios.” Simon Sinek