Já ouviu falar de Geração Z? Se a resposta for não, você precisa conhecê-la.  Dê boas-vindas aos seus novos clientes!

O ano de 2020 não marca apenas o início de um nova década, como também a consolidação de uma nova geração. E pode se preparar para grandes mudanças, pois a Geração Z (nascidos a partir de 1995) é a primeira geração nativa digital. Ou seja, esses babys não conheceram o mundo sem internet! 😱

Na prática, o que isso muda? Bom, muita coisa! Segundo estudos realizados pela Box1824, agência de pesquisas de tendências de consumo, em parceria com a norte americana McKinsey, com 2500 jovens brasileiros entre 14 e 22 anos das classes A, B e C. Teremos uma geração mais realista, prática, autodidata, com identidade fluída, contra estereótipos e ironicamente conservadora. Bastante coisa, né? E não acaba aqui, mas vamos focar em como em um único aspecto:

COMO A GERAÇÃO Z VAI CONSUMIR? 

Uma das características mais importantes da Geração Z é a busca constante (e incansável) pela verdade, o que a fez ser nomeada TrueGen (ou Geração Verdade) pela Box1824 e McKinsey. E ferramentas para encontrar a verdade não faltam para esses jovens. Hiperconectados, eles usam a rede para se livrar de tudo o que é falso ou artificialmente criado e comunicado.

Se autenticidade já era importante para conquistar os Millennials (geração anterior), é uma questão de sobrevivência no mercado de consumidores da Geração Z.

Isso porque para esses jovens, as empresas precisam ser totalmente éticas, acessíveis e singulares. Nada mais de promessas vãs e comunicação unidirecional. Os membros da Geração Z são múltiplos e vigorosamente contra rótulos, e esperam o mesmo da sua comunicação. Assim como os Millennials eles preferem acesso do que posse, só que neles essa característica é elevada à décima potência.

Finalmente, mas não menos importante, a supervalorização do eu na Geração Verdade faz com que seus integrantes desejem cada vez mais experiência hiperpersonalizadas. Exigindo cada vez mais que as empresas criem produtos e soluções totalmente customizáveis.

Acho desafiante? Não foi por acaso. Segundo o estudo, esse será o maior abismo geracional já registrado. Por isso, é importante se prepara e o mais rápido possível. Afinal, os Zs já estão entre nós!

Para facilitar, vamos recapitular.

COMO CONQUISTAR A GERAÇÃO Z 

Resumindo o que já sabemos sobre essa nova geração em ações práticas, que você adotar na sua empresa: 

📌 Autenticidade: claro que estar por dentro dos assuntos mais comentados ajuda na sua comunicação, mas mais importante ainda é ter sua própria identidade. E não estamos falando de identidade visual, mas de marca, linguagem e essência;

📌 Transparência: esqueça as meias respostas, informações sem muita clareza e principalmente tentar contornar polêmicas envolvendo sua marca. A Geração Z ganhou o nome de TrueGen não por acaso, transparência é essencial;

📌 Acessibilidade: crie um canal de comunicação eficiente com seus clientes, responda seus comentários, dúvidas e mensagens; 

📌 Customização: se não for possível customizar seu produto, pense em formas de personalizar a experiência de atendimento do seu cliente;

Mas, acima de tudo, coloque a ética acima de tudo. Pois, esse é o principal valor da nossa Geração Z.

 

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