Anúncios de texto expandidos, a novidade do Google AdWords

Se você também tem que ficar quebrando a cabeça para pensar em títulos e descrições para os seus anúncios do Google, respire aliviado. Em breve, isso deve mudar. O Google está fazendo teste com anúncios de texto expandido e o resultado tem sido muito bom!

Quer saber mais? Nós trouxemos as informações detalhadas para você entender o que vai ficar diferente e como isso pode trazer benefícios para a sua empresa. Separe um tempo para conhecer as novidades e vamos lá:

google-adwords-ki-agencia

 

Um mundo móvel

Os dispositivos móveis vieram para ficar. Pouco a pouco, eles vão tomando o lugar de laptops e desktops para pesquisas, mensagens e entretenimento. Aposto que você mesmo não desgruda do celular, não é? Por isso, não faz mais sentido pensar a internet sem levá-los em consideração.

Mais da metade dos trilhões de pesquisas feitas no Google por ano vêm de dispositivos móveis. Por isso, a empresa agora adotou a estratégia “mobile first”. Ou seja, o que der certo nos dispositivos móveis será adaptado para os computadores comuns. São os smarphones e tablets que vão dominar daqui para frente, ditando tendências e novas regras.

Pensando nisso, o Google já havia realizado uma grande mudança em fevereiro: ele eliminou os resultados de pesquisa que ficavam na lateral direita da tela. Lembra? Aqueles que eram menorzinhos, tinham menos texto? Bem, como eles não eram exibidos em dispositivos móveis, caíram fora e, assim, a experiência em qualquer tipo de tela ficou mais uniformizada, seja ela pequena ou grande.

Com essa alteração, um quarto anúncio pago passou a aparecer acima da lista de anúncios orgânicos. Alguns anunciantes ficaram preocupados com a possibilidade de a perda dos anúncios na lateral gerar queda no CTR (taxa de cliques), mas a verdade é que as propagandas que ficavam à direita não chamavam tanta atenção nem davam tanto retorno quanto as acima da lista orgânica. Além dessa novidade, até três anúncios passaram a ser exibidos no final da página, logo abaixo dos outros resultados.

Mais Caracteres

Com a retirada dos anúncios na lateral, o Google pôde implementar também o aumento dos anúncios principais. Os anunciantes vão poder escrever títulos e descrições mais longos e, assim, terão mais liberdade para criarem textos atrativos e fornecerem mais detalhes das ofertas.

Vamos fazer uma comparação de como era e como ficou:

– Títulos: Antes, tinham um limite de uma linha de 25 caracteres. Agora, mais do que dobraram, com duas linhas de 30 caracteres cada!

– Descrições: Costumavam vir em duas linhas de 35 caracteres cada, mas agora será uma linha contínua de 80 caracteres. Aqui, o aumento foi menor.

– URLs: O domínio vai ser removido automaticamente, mas os anunciantes vão ter a opção de customizar dois caminhos.

Na imagem abaixo, vemos um exemplo de como vai ficar visualmente:

textos-anuncio-google-adwords-expandido-ki-agencia

 

Claramente, com os títulos maiores, os anúncios chamam mais atenção. Afinal, a letra grande e a cor azul ajudam a dar destaque. E repare na URL. O anunciante do exemplo pôde escolher dois caminhos, “NewYorkCity” e “Budget”. Já a descrição, como dissemos, não sofreu uma mudança tão grande, ganhando apenas algumas letrinhas a mais. Ainda assim, o resultado visual é bem interessante e deve ajudar os anunciantes a aumentarem as visitas no seu site.

Aqui um print de como será a tela de criação no painel do Google Adwords:

texto-expandido-google-adwords-tela-criacao-ki-agencia

O que você deve fazer?

A empresa declarou que essa é a “maior mudança nos textos dos anúncios desde o lançamento do Google AdWords 15 anos atrás”. E espera que ela traga vantagens para os anunciantes. Nos testes iniciais, foi registrado um aumento de 20% no CTR (taxa de cliques) com os anúncios mais longos. Não é de se jogar fora, certo?

Por isso, você tem bastante a ganhar aproveitando esse novo recurso. Já comece a acompanhar as métricas do seu site agora para poder compará-las com as que terá quando os anúncios de texto expandido chegarem. Quando isso acontecer, teste e analise constantemente os resultados para saber o que está funcionado melhor para a sua empresa. Como em todas as outras áreas do marketing digital, é por meio de experiências que você vai conseguir encontrar o melhor caminho para usar os anúncios do Google e aumentar as visitas no seu site.

E tente controlar o nervosismo! Ainda não há uma data confirmada para a mudança entrar em funcionamento, o Google apenas confirmou que será este ano. Mas você já pode começar a pensar em alternativas e opções melhores para tirar o maior proveito dos seus anúncios.

Outras novidades apresentadas pelo Google:

Além dos anúncios de texto expandido, o Google divulgou mais mudanças e dados sobre os suas propagandas.

– Estatísticas impressionantes:

  • A pesquisa e as ferramentas de anúncios do Google movimentaram 165 bilhões de dólares em atividades econômicas em mais de 1 milhão de empresas nos Estados Unidos em 2015.
  • Quase um terço das pesquisas feitas em aplicativos móveis está relacionado com a localização, e elas crescem 50% mais rápido do que as outras buscas.
  • Desde que a funcionalidade para medir a quantidade de visitas em lojas virtuais (relacionadas com buscas) foi introduzida no Google AdWords, dois anos atrás, os anunciantes registraram mais de um bilhão de visitas em lojas no mundo todo.

– Anúncios responsivos adaptados ao conteúdo ao site em que aparecem. O visual dos anúncios pode combinar com o visual do site que as pessoas estão visitando. Você só vai precisar fornecer o título, a descrição, a imagem e a URL e deixar o Google cuidar do design!

– Ajuste de lances individuais por tipo de dispositivo, para que você possa definir o quanto você quer pagar em pesquisas em dispositivos móveis e o quanto quer pagar por buscas em desktops.

– Anúncios de pesquisas locais com integração com o Google Mapas. Esses anúncios fornecem uma exibição em destaque do endereço da empresa e dão aos anunciantes mais espaço quando as buscas por produtos e serviços forem filtradas por região.

E, então, está ansioso por essa mudança? Qual foi a novidade de que você mais gostou? Comente aqui e compartilhe este texto!