Apesar de historicamente defender a diferenciação entre os resultados de buscas patrocinados e orgânicos, a mais nova atualização do Google Ads para desktop tornou-os quase idênticos. 

No lugar de caixas coloridas, símbolos coloridos e margens — como já foram identificados nos anúncios nas páginas do Google no passado — agora um favicon (aquele iconezinho, que aparece ao lado dos endereços dos sites) fará a diferenciação entre anúncio e conteúdo.

Apesar de “pequena”, a mudança pode trazer consequências não tão singelas assim. Vem entender essa história!

 

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Para olhares mais atentos, a mudança no formato dos anúncios nas páginas no Google, pode já não ser novidade. A atualização começou a vigorar na semana passada e atraiu a atenção dos usuários mais perspicazes. Mas, a questão que fica é: por quê?

Enquanto os executivos dizem que a criação de um design mais harmônico (com menos cores) foi a motivação da mudança, os números sugerem outro incentivo para a alteração. Em 2019, 34 dos 40 bilhões de dólares faturados pela Alphabet (empresa-mãe do Google), vieram da venda de publicidades no Google.

O que significa dizer que: qualquer pequeno aumento de vendas de anúncios no principal buscador do mundo, representa bilhões de dólares a mais nos cofres da Alphabet. E com a redução da diferença visual entre anúncios e conteúdos, certamente muitos usuários vão clicar em propagandas sem perceber.

E por falar em visual, veja como foi a evolução da exibição de anúncios no Google:

📌 Até 2013

📌 De 2013 a 2020

📌 Novo formato de exibição

E a gente, como fica?

No Brasil a mudança também já aconteceu, mas promete ser mais sutil ou menos impactante, se preferir chamar assim. Isso porque ao invés da sigla “AD”, as publicidades vêm sinalizadas com a palavra “Anúncio”. Tornando a diferenciação entre a sinalização de publicidade e os favicons mais fácil.

Se por um lado a mudança pode impulsionar uns cliques desavisados e rendem alguns bilhões para a Alphabet. Por outro, a diferenciação entre o que é propaganda e o que conteúdo orgânico era parte fundamental da confiança construída entre os usuários e o Google.

Para não ficar para trás!

Viu esse monte de informação sobre anúncios do Google, mas fica totalmente perdido quando entra na plataforma do Google Ads? Calma! A Leandra preparou um vídeo especial para você, com direito a mapa mental e o bê-a-bá para arrasar nos anúncios.

Aperta o play e confira!

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