Na última quinta-feira, dia 23, o Instagram surpreendeu ao anunciar uma novidade contraditória: o IGTV aceitará vídeos na horizontal. A notícia causou espanto, afinal, o formato na vertical era um dos diferenciais do IGTV quando ele foi lançado. E a empresa defendia com unhas e dentes, que este era o formato de conteúdo em vídeo do futuro.
Quem lembra do vídeo clipe na vertical da cantora Taylor Swift? Por aqui quem seguiu a tendência foi a antenadíssima Anitta.
MAS O QUE FEZ O INSTAGRAM MUDAR DE IDEIA?
Segundo publicação no blog oficial da rede social, nesta quinta-feira dia 23, a mudança é reflexo do feedback recebido dos criadores que utilizam a ferramenta. “Percebemos que isso é uma evolução de onde o IGTV começou – acreditamos que é a mudança certa para espectadores e criadores”, diz um trecho do texto.
Ele explica ainda que o “objetivo é tornar o IGTV um lugar que comporte conteúdo de qualidade, independentemente de como ele foi filmado. Assim, os criadores de conteúdo poderão se expressar livremente, no formato que preferirem”.
Fato é que a padronização com o formato de vídeo de outras plataformas, como o YouTube, por exemplo, não é por acaso. A intenção é justamente fazer concorrência mais direta, aumentar a audiência do IGTV e consequentemente, as chances de os criadores monetizarem seus vídeos. O que faria com que eles produzissem mais conteúdos originais para a plataforma.
Para impulsionar as visualizações, outras duas alternativas já haviam sido criadas anteriormente:
📌 A possibilidade de criar prévias dos vídeos do IGTV no feed;
📌 Sugestões de vídeos do IGTV na aba explorar do aplicativo, inclusive como uma tag própria da ferramenta.
NOVIDADES TAMBÉM NA INTERFACE DO IGTV
Mas dessa vez eles foram mais longe e além do vídeo na vertical, fizeram outras mudanças na interface, que está mais próxima do Snapchat e TikTok (aplicativos concorrentes).
Elencamos as principais diferenças:
📌Adeus sistema de categorias: as abas “para você”, “seguindo” e “popular” foram substituídas por apenas dois botões, um para busca e outro para uploads de vídeos;
📌Mais controle sobre conteúdos sugeridos: o botão “ver menos publicações como essa” borra o vídeo desejado pelo usuário, e ainda não permite que conteúdos semelhantes sejam exibidos novamente;
📌O deslizamento virou vertical: ao contrário do formato dos vídeos, o feed do IGTV agora tem deslizamento vertical. A ideia é facilitar a passagem de um vídeo para outro, ofertando os conteúdos lado a lado em grade.
E aí, o que achou das mudanças?