O crescimento das compras em Lojas Virtuais através do Mobile

Quem não tem um smartphone hoje em dia? Os dispositivos móveis evoluíram tanto que agora fazem de tudo: tocam música, exibem vídeos, acessam sites e têm aplicativos para o que você puder imaginar.

E, se o smartphone, o tablet estão sempre na mão, cada vez mais pessoas os estão usando também para comprar. O Facebook IQ contratou a GfK para uma pesquisa que trouxe resultados muito interessantes. Foram entrevistadas 2.407 pessoas com mais de 18 anos que pesquisaram e compraram on-line nos três meses anteriores. As descobertas mais importantes foram:

Os dispositivos móveis são companheiros constantes

Na pesquisa, 73% das pessoas disseram que estão sempre com eles. Ou seja, cada vez mais, os dispositivos móveis são a nossa ferramenta para pesquisar produtos e serviços, comparar preços e conseguir informações, mesmo quando estamos dentro de uma loja física! É com eles que descobrimos produtos e marcas (e passamos a seguí-las).

Pesquisas apontam que os dispositivos móveis são companheiros constantes

As compras mobile estão aumentando

Dos participantes da pesquisa, 56% disseram que fizeram a compra pelo dispositivo móvel porque já estavam com ele, e 55% falaram que usam o mobile porque podem fazer o que quiserem, onde quiserem. O que isso quer dizer? Conveniência. E, cada vez mais, as pessoas vão ficar acostumadas a resolverem tudo na hora, já!

O mobile influencia as vendas off-line também

E quem acha que os dispositivos móveis prendem as pessoas no mundo virtual está enganado! Eles são usados também por quem pretende fazer a compra ao vivo. Entre os entrevistados que costumam pesquisar avaliações e resenhas de produtos antes de comprar off-line, 46% disseram que usam o smartphone ou o tablet para isso.

Dos que compararam preços antes de visitarem uma loja física, 36% contaram que fizeram a comparação com dispositivos móveis. E, o que é mais impressionante: 51% das pessoas pesquisaram um produto no dispositivo móvel enquanto estavam dentro da loja física!

As compras on-line vão aumentar

E não para por aí. Durante a pesquisa, 60% das pessoas disseram que vão começar a comprar ou vão passar a comprar mais através de dispositivos móveis. Além disso, 64% acham que vão fazer mais pesquisas para compras pelo smartphone, e 61% esperam usar mais o smartphone dentro de lojas físicas em 2016.

Pesquisas dizem que 60% das pessoas vão começar a comprar através de dispositivos móveis

Ainda existem muitos problemas

Apesar de todos os dados acima, algumas pessoas ainda se perdem na hora de fazerem compras com seus smartphones e tablets. E os motivos são vários:
• Algumas pessoas preferem usar o desktop ou o laptop porque as telas são maiores.
• Nos dispositivos móveis, é mais difícil comparar produtos e lojas.
• É mais complicado inserir dados pessoais pelos dispositivos móveis.
• As lojas físicas oferecem uma experiência relaxante e agradável.
• Algumas pessoas gostam de mexer nos produtos antes de comprá-los.
• O custo e o prazo de entrega das lojas virtuais afastam alguns compradores.

O que tudo isso significa?

Se as marcas quiserem aproveitar o crescimento das compras pelos dispositivos móveis, vão ter que dar uma atenção especial para a experiência do cliente enquanto adquire os produtos. Recriar a essência de estar em uma loja física pode ajudar a atrair quem ainda não se sente confortável nas compras on-line.

Além disso, no mundo mobile de telas pequenas, a linguagem visual é a mais importante. Fotos, emojis, vídeos… As empresas devem usá-los nas suas lojas virtuais para atrair a atenção do cliente e tornar o site ou aplicativo mais fácil e gostoso de usar.

A facilidade de navegação é outro ponto-chave. Se as pessoas se irritarem com um site difícil de usar pelos dispositivos móveis, podem simplesmente abandonar a compra. De vez! É mais difícil usar os dedos do que o mouse, é menos preciso. Por isso, o design deve ser feito para ajudar, e não para complicar ainda mais a vida do cliente.

As transações e a inserção de dados pessoais também precisam ser simples e rápidas. Carregar muitas páginas pode ser complicado em dispositivos móveis, então é melhor reduzir o número de etapas que o internauta precisa cumprir para finalizar a compra. Formulários fáceis de preencher ajudam muito também.

Outro passo que pode ajudar é a personalização. Apresentar os produtos que tenham mais a ver com o cliente reduz a quantidade de pesquisa que ele precisa fazer e o incentiva a já concluir a transação naquele momento: rápido e prático!

Portanto, o ideal é que as marcas deixem as compras através de dispositivos móveis tão agradáveis e simples quanto as compras feitas em lojas físicas. Os clientes têm de conseguir uma experiência prazerosa em todos os canais de vendas, on e off-line.

E, lembre-se, você está desenvolvendo sites e aplicativos para pessoas, não para aparelhos eletrônicos. Precisa entender o que as pessoas querem e de onde elas querem ter acesso aos produtos. E compreender como elas descobrem novas marcas, como interagem com elas e como compartilham o que acharam.

Além disso, saiba que não existe uma linha reta. Às vezes, os clientes passam por vários caminhos até comprarem. Podem ficar sabendo do produto pelo dispositivo móvel, depois comparar preços pelo desktop e, por fim, comprar em uma loja física. Entender esse processo ajuda a saber qual é o papel da experiência mobile nesse contexto.

As compras através de dispositivos móveis serão mais agradáveis e simples

E pense o design para o mundo moderno. No smartphone e no tablet, as pessoas passam mais rápido pelas páginas, trocam mais depressa de aplicativos. Busque cativá-las. Se você conseguir se colocar no lugar delas, vai poder criar uma experiência mais interessante e agradável!

Por isso, você não pode menosprezar o papel dos dispositivos móveis ao pensar nas vendas da sua empresa. Analisar separadamente – de um lado o on-line e, do outro, o off-line – não vai ajudá-lo a perceber o contexto geral. Em vez disso, pense em integração e em oferecer o melhor das duas opções para os seus clientes. Abrace o mundo mobile sem medo!

Você tem analisado as compras on-line dos produtos da sua empresa? Como está o desempenho dos dispositivos móveis? Conte para a gente!

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