Dia do consumidor: você sabe o que seu cliente quer?

Faltam poucos dias para o Dia do consumidor 2020 e você nem lembrava dessa data?

Nada de pânico! Acalme seus “divertidamentes” (para quem não viu o filme ainda, recomendamos muito) e vamos apelar a lógica — e dados — para recuperar o tempo perdido.

 

O primeiro passo é: baixar o Calendário Ninja 2020, para não perder mais nenhuma sazonalidade importante este ano. E o passo 2: rolar a tela e conferir as dicas que preparamos.

Partiu?!

Newsletter de marketing digital KI Agência

Quando é mesmo o Dia do Consumidor? 🤔

Acredite ou não, essa ainda é uma das principais dúvidas em relação à data. Criado em 1983, o Dia Mundial do Direito ao Consumidor é comemorado no dia 15 de março. Pois, foi neste dia (só que em 1962) que o então presidente dos Estados Unidos John F. Kennedy, fez seu famoso discurso, considerado até hoje como o marco inicial do direito do consumidor.

Meio século se passou até que o varejo conseguisse incorporar a data em seu calendário de ofertas (afinal, a proposta inicial da data era bem diferente). E em 2014, nasceu o repaginado Dia do Consumidor, uma espécie de Black Friday fora de época.

Adotado inicialmente pelo e-commerce, hoje a data já é bastante difundida no varejo. E já há comércios que apostam em uma semana todinha de ofertas especiais: a semana do consumidor. 

A comercialização da data, também colaborou para a sua popularização. Abaixo vemos um gráfico de tendência de pesquisas pelo termo “dia do consumidor” desde 2004 até 2019. Os picos, é claro, acontecem no mês de março, mas é possível notar como eles cresceram ao longo dos anos, principalmente em 2014 (o maior pico de todos) quando a data foi “apadrinhada” pelo varejo.

Neste ano, as buscas já estão crescendo desde o início de março, como é possível ver no gráfico abaixo. E como indica a linha pontilhada, tendem a subir ainda mais.

Chega de história, vamos às dicas!

Indo direto ao ponto, apenas descontos não bastam mais. Os consumidores têm novas exigências e agora conhecendo a história da data, elas fazem muito mais sentido (não achou que a gente estava te contando tudo aquilo à toa, né?).

Além dos descontos, os consumidores priorizam marcas que oferecem:

📌Comunicação clara e honesta

📌Entrega no prazo

📌Troca facilitada para produtos com defeito

Ou seja, a próxima semana é mais que uma oportunidade de vender mais, é também uma janela e tanto para você posicionar bem a sua marca. 

Segundo dados do Google, os direitos dos consumidores mais importante e menos respeitados, segundo a percepção dos próprios consumidores, são:

Estar atento aos direitos destacados pela pesquisa e como eles são tratados na sua empresa, é fundamental para o sucesso do seu negócio e da sua marca não só no dia do consumidor, mas nos outros 365 dias também.

Checklist de sucesso para ações do dia do consumidor

📌Mostre respeito e atenção pelo seu consumidor! Que tal criar uma identidade visual especial para os conteúdos referentes à data;

📌Não foque apenas nas vantagens comerciais: elas são importantes, mas se você focar só nisso, pode fazer os consumidores duvidarem da veracidade das promoções;

📌 Vá além das ofertas: pense no que você pode oferecer ao seu consumidor além dos descontos.

Segundo levantamento, também do Google, o que os consumidores mais desejam é:

Pronto, agora é arregaçar as mangas e começar a planejar seu dia do consumidor. Depois conta para a gente os resultados das suas ações, vamos adorar saber.

Ainda sobre consumidor, venda e posicionamento de marca

Estamos na era da experiência, queremos ser surpreendidos. Através do efeito VALE A PENA, você vai parar de competir por preço. Faça seu cliente perceber seu VALOR! 

Aprenda nesse vídeo como gerar o EFEITO VALE A PENA e aumentar seus resultados!

Para aquela última reflexão, vale pensar:

“Se você não entende as pessoas, você não entenderá os negócios.” Simon Sinek

Gostou deste conteúdo? Ele faz parte da news que enviamos semanalmente. Quer receber gratuitamente as principais novidades do marketing digital na sua caixa de e-mail? Clique e inscreva-se na KI News !

Posts Relacionados