Doodle animado do Google homenageia Saul Bass

Designer e cineasta norte-americano,Saul Bass é o homenageado do Doodle animado desta quarta-feira, dia 08.Hoje o artista de Nova York completaria 93 anos. Na homenagem, a animação traz figuras geométricas que relembram o trabalho do designer e remontam o título do buscador, acompanhada do trecho da peça musical “Unsquare Dance”, escrita pelo compositor de jazz norte-americano Davi Bubreck.

No dia 08 de maio de 1920, nasceu Saul Bass em Nova York e iniciou sua carreira com anúncios exibidos nos cinemas de Hollywood, na década de 40.

Por conta das inovações que trazia do design, Bass se tornou pioneiro no cinema e trabalhou com grandes cineastas, como Alfred Hitchcock, Otto Preminger, Stanley Kubrick e Martin Scorsese.
Bass também participou da produção da abertura, divulgação e crédito do filme “O Homem do Braço de Ouro” (The Man with the Golden Arm). O longa foi produzido por Otto Preminger e trouxe importantes figuras no elenco, como Frank Sinatra, Frank Sinatra, Eleanor Parker e Zosch Machine. Outra inovação que o artista trouxe foi em trazer, em um filme de Hitchcock, os créditos do filme indo para cima e para baixo, remontando a imagem de arranha céus.

saul_bass2

A carreira de Saul Bass foi marcada pela “conquista da simplicidade”, que reunia certa ambiguidade e era considerada vital no mundo da representação de imagens. Bass afirmava que trabalhava com “a ideia de que determinada coisa é tão simples que vai fazer com que a gente pense e repense.”
Saul Bass morreu em 1995, mas seu trabalho continua sendo referência para grandes obras do design e do cinema.