Instagram: IGTV agora permite vídeos horizontais e ganha nova interface

Na última quinta-feira, dia 23, o Instagram surpreendeu ao anunciar uma novidade contraditória: o IGTV aceitará vídeos na horizontal. A notícia causou espanto, afinal, o formato na vertical era um dos diferenciais do IGTV quando ele foi lançado. E a empresa defendia com unhas e dentes, que este era o formato de conteúdo em vídeo do futuro.

Quem lembra do vídeo clipe na vertical da cantora Taylor Swift? Por aqui quem seguiu a tendência foi a antenadíssima Anitta.

MAS O QUE FEZ O INSTAGRAM MUDAR DE IDEIA?

Segundo publicação no blog oficial da rede social, nesta quinta-feira dia 23, a mudança é reflexo do feedback recebido dos criadores que utilizam a ferramenta. “Percebemos que isso é uma evolução de onde o IGTV começou – acreditamos que é a mudança certa para espectadores e criadores”, diz um trecho do texto.

Ele explica ainda que o “objetivo é tornar o IGTV um lugar que comporte conteúdo de qualidade, independentemente de como ele foi filmado. Assim, os criadores de conteúdo poderão se expressar livremente, no formato que preferirem”.

Novidades IGTV do Instagram: vídeos horizontais são permitidos na plataforma - Foto: reprodução blog do Instagram

Fato é que a padronização com o formato de vídeo de outras plataformas, como o YouTube, por exemplo, não é por acaso. A intenção é justamente fazer concorrência mais direta, aumentar a audiência do IGTV e consequentemente, as chances de os criadores monetizarem seus vídeos. O que faria com que eles produzissem mais conteúdos originais para a plataforma.

Para impulsionar as visualizações, outras duas alternativas já haviam sido criadas anteriormente:

📌 A possibilidade de criar prévias dos vídeos do IGTV no feed;

📌 Sugestões de vídeos do IGTV na aba explorar do aplicativo, inclusive como uma tag própria da ferramenta.

NOVIDADES TAMBÉM NA INTERFACE DO IGTV

Mas dessa vez eles foram mais longe e além do vídeo na vertical, fizeram outras mudanças na interface, que está mais próxima do Snapchat e TikTok (aplicativos concorrentes).

Novidades no IGTV do Instagram: novo layout de canais - KI Agência

Elencamos as principais diferenças:

📌Adeus sistema de categorias: as abas “para você”, “seguindo” e “popular” foram substituídas por apenas dois botões, um para busca e outro para uploads de vídeos;

📌Mais controle sobre conteúdos sugeridos: o botão “ver menos publicações como essa” borra o vídeo desejado pelo usuário, e ainda não permite que conteúdos semelhantes sejam exibidos novamente;

📌O deslizamento virou vertical: ao contrário do formato dos vídeos, o feed do IGTV agora tem deslizamento vertical. A ideia é facilitar a passagem de um vídeo para outro, ofertando os conteúdos lado a lado em grade.

E aí, o que achou das mudanças?

Posts Relacionados