As cores afetam a nossa performance cognitiva divido aos sentimentos que transmitem, mesmo que subjetivamente. O estudo Blue or Red? Exploring the Effect of Color on Cognitive Task Performances realizado por Ravi Mehta e Rui (Juliet) Zhu da Universidade da Colúmbia trata de como as cores afetam o comportamento e a decisão em ações online.
A Teoria da cor é uma ciência que lida com questões do subconsciente , com seus efeitos provados. As cores podem afetar diferentes pessoas de maneiras diferentes. Ajustes simples na saturação das cores, por exemplo, podem sim modificar o sentimento transmitido ao outro.

Veja a seguir um apanhado sobre as principais cores e o que elas despertam em um website:

Vermelho

No design, o vermelho pode ser uma cor de referência poderosa. Pode ter um efeito esmagador se for muito usado, especialmente na sua forma pura pois estimula os batimentos cardíacos (provoca uma certa exaltação). O vermelho é versátil. Em tonalidades mais claras é energético e nas mais escuras transmite poder e elegância. É muito usado em botões para finalização de vendas e na construção de sites relativos à comida.

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iFood

Laranja

É uma das cores mais vibrantes. Em suas tonalidades escuras, pode ser associado com a terra e o outono. Pela sua associação com a mudança de estações, pode representar mudança e movimento em geral. Por associar-se com a fruta de mesmo nome, remete à saúde e vitalidade. É considerado mais amigável e convidativo, atraindo atenção visual sem ser tão esmagador quanto o vermelho. É muito usado em calls-to-action.

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Grooveshark

Amarelo

É considerada a cor quente mais clara e enérgica. Amarelos mais suaves são usados como uma cor unissex para bebês e crianças mais novas. Em tonalidade mais claras, transpassa um sentimento calmo de alegria (otimismo, jovial), diferente dos amarelos vibrantes. Amarelos-escuros e puxados para o dourado podem ser usados em projetos que necessitam um senso de permanência, tradição e antiguidade.

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Verde

É a cor mais ligada a temas naturais. Pode representar novos começos, crescimento e abundância. É apropriado para designs relativos à riqueza, estabilidade, renovação e natureza. Em tonalidades mais claras é mais energizante e vibrante, os verdes-oliva são mais representativos do mundo natural. Verdes escuros são os mais estáveis e remetem à fortuna. É a cor mais fácil de processamento visual.

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Azul

O azul pode ter vários significados dependendo de sua tonalidade. Os mais claros são relaxantes e acalmam, os mais vibrantes remetem à refrescânciae os escuros são excelentes para sites corporativos ou designs que pretendem transmitir força e confiança. Muito usado em sites de bancos e negócios.

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Roxo

Por muito tempo associado à realeza, pode ser usado no design para transmitir riqueza e luxúria. Em tonalidades mais claras remete à primavera e romance. Muito usado em sites da indústria de cosméticos e, especificamente, de produtos anti-envelhecimento.

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Zoom

Fonte: Homem Maquina

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