Você não é o único que está frustrado com o alcance orgânico no Facebook. Sua página já não atinge tantas pessoas quanto antes? Entre os seus seguidores, é apenas uma pequena porcentagem que recebe seus posts? Você não está sozinho. O marketing no Facebook mudou muito ao longo dos anos. E podemos esperar que continue mudando com frequência.

 

Frustrado Alcance Orgânico Facebook

 

Em média, 6% dos seus fãs recebem as atualizações da sua página. Se você tiver muita sorte, 10% vão ver suas publicações. E por que isso acontece? A explicação oficial do Facebook é de que, atualmente, existe conteúdo demais para que tudo possa ser mostrado. Os nossos feeds ficariam lotados, não conseguiríamos ler tudo e, talvez, um post que fosse do nosso interesse acabaria ficando perdido lá embaixo.

Por isso, a rede social conta agora com um logaritmo inteligente, que consegue perceber qual é o tipo de informação que cada pessoa prefere receber. Você já notou que sempre vê as fotos daquele amigo com que você interage muito e, há algum temo, não tem notícias de algumas outras pessoas? É porque o Facebook entende quem é mais importante para você.

Então, como conseguir aumentar o alcance orgânico das suas publicações? Como fazer com que mais pessoas as vejam, sem ter que pagar nada por isso? Nós trouxemos algumas dicas que ajudam bastante nesse objetivo!

Como o Facebook avalia a sua página?

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Nem todos os critérios que o Facebook usa para determinar quais publicações mostrar para as pessoas são conhecidos, mas alguns são sabidos por todos:

Pensando nisso, há algumas estratégias para que mais pessoas vejam as suas publicações no Facebook. Assim, se você estiver disposto a aumentar o tráfego orgânico, siga estes passos:

1) Seja mais seletivo com o que você posta:

Melhor do que postar com frequência sem dar muita atenção ao que publica é escolher com cuidado o conteúdo mais específico para o seu público. Lembre-se, quando a pessoa interage com o seu conteúdo, é mais provável que o Facebook volte a exibi-lo para ela. Por isso, divulgue informações relevantes ou conteúdos instigantes que levem as pessoas a curtirem, comentarem e compartilharem. Concentre-se na qualidade e não na quantidade.

2) Publique no momento certo:

Alguns especialistas dizem que a melhor hora para publicar seu conteúdo é quando há mais pessoas on-line no Facebook (geralmente, durante o dia). Outros, que o ideal é postar fora do horário de pico, quando haverá menos concorrência e você não precisará competir com tantas páginas e pessoas para aparecer. A verdade é que só você tem como saber o melhor horário para atingir seu público e ter um bom resultado de alcance orgânico no Facebook.

Tire um tempo para fazer testes, publicar em horários e dias diferentes e descobrir quando você alcançou mais pessoas. O que funciona para uma outra página não vai necessariamente funcionar para a sua. Mesmo que você faça os testes por apenas uma semana, já vai ter alguma ideia de como programar as publicações.

3) Conheça bem as ferramentas de métrica do Facebook:

Tanto a dica 1 quanto a dica 2 só vão funcionar se você souber ler os dados que o Facebook disponibiliza sobre o desempenho da sua página. Por meio deles, você aprende do que o seu público gosta, como ele reage a cada tipo de publicação e quais horários trouxeram os melhores resultados. E métricas são fundamentais para sua estratégia de marketing no Facebook.

Algumas informações mais específicas você pode conseguir ao exportar os dados da sua página; basta clicar em Informações e, depois, no canto superior direito, em Exportar dados. Conheça cada item das métricas, saiba interpretar o que eles mostram e aplique o que descobrir. Assim, você sai do “achismo” e passa a postar como um especialista!

4) Use o tipo de post certo:

Imagens chamam muito mais atenção do que textos. Vídeo, então! Atualmente, o Facebook dá bastante valor aos vídeos postados diretamente na plataforma ou transmitidos ao vivo por lá. Se você quer aumentar o alcance orgânico dos seus posts, carregue os vídeos diretamente no Facebook e não coloque links para que sejam vistos em outros lugares, como Youtube e Vimeo.

E use imagens para chamar a atenção do público e conseguir compartilhamentos. Você pode, por exemplo, transformar uma citação em um bonito cartaz com tipografia ou usar uma imagem para ilustrar uma dica que você já deu no seu blog. O importante é a imagem ser autoexplicativa, ou seja, basta ela para que a informação chegue ao público, sem que ele precise ler o texto que acompanha. E coloque seu logo!

5) Interaja com as pessoas:

Responda aos comentários, mostre que você se importa. Mesmo curtir o comentário é melhor do que não dar atenção nenhuma. Ninguém quer falar com um robô! As pessoas querem saber que há um humano por trás daquela página e querem ver que são importantes para ele. Quando a pessoa recebe atenção de volta, é mais provável ela continuar consumindo o seu conteúdo.

Outras formas de humanizar seu conteúdo é mostrar como é o dia a dia da sua empresa, colocar fotos da equipe e compartilhar histórias pessoais. Postar perguntas também pode gerar bastante engajamento, sem links nem nada, apenas para fazer com que as pessoas interajam com o seu conteúdo e sintam que são ouvidas.

 

Aumente a Interação com as pessoas

 

6) Avise o público:

Conte para os seus seguidores que há uma forma de eles sempre receberem os seus conteúdos. Existe a opção Ver Primeiro, que eles podem selecionar na sua página, abaixo do botão de curtir. Também, se você contar para eles que, quanto mais curtirem, comentarem e compartilharem seus posts, mais eles vão recebê-los, pode gerar mais engajamento e aumentar seu alcance orgânico de uma vez só.

7) Seja uma fonte valiosa de informações no seu nicho:

A dica acima não vai funcionar se você não tiver credibilidade. Seja uma daquelas páginas às quais as pessoas sempre recorrerem para tirarem dúvidas e se manterem atualizadas. E faça isso por meio de posts que solucionam os problemas do público e levam dicas importantes de verdade para ele. Não fique segurando informações, compartilhe mesmo o seu conhecimento e seja visto como uma autoridade no assunto. As pessoas não vão querer perder suas publicações e vão tomar as providências para isso não acontecer.

8) Use conteúdo evergreen:

Existem informações que nunca deixam de ser úteis e sempre podem ajudar mais pessoas. Não tenha medo de trazer de volta posts que continuam sendo relevantes, eles são grandes aliados do seu alcance orgânico no Facebook. Aproveite para compartilhá-los em horários diferentes daquele em que eles foram postados pela primeira vez. Assim, você atinge um público novo. Porém, não fique repetindo com frequência as mesmas histórias, crie uma programação de postagens e alterne entre aquelas que ainda são interessantes para o seu público.

9) Crie um grupo fechado no Facebook:

Convide seu público mais fiel a interagir mais de perto com você. Assim, você cria uma comunidade em torno da sua empresa e tem um alcance orgânico maior do que teria só com a página. Seus seguidores mais fieis são seus melhores clientes, então reúna-os e dê atenção a eles. Mas, lembre-se, ter um grupo no Facebook exige bastante dedicação. Você precisa autorizar a entrada de novos membros, acompanhar as publicações e banir os spams. Separe um tempinho todos os dias para cuidar do grupo, ou o efeito pode ser o contrário e seus fãs podem se decepcionar.

10) Repita formatos de bom desempenho:

Se você já percebeu que vídeos fazem mais sucesso com seu público do que fotos, invista em vídeos. Se dicas têm mais engajamento do que tutoriais, traga mais dicas. Mais uma vez, a ideia é parar de tentar adivinhar e trabalhar com dados concretos. Depois de um tempo de página, você já sabe reconhecer do que seus seguidores gostam e o que faz com que eles continuem acompanhando seus posts. Não copie seu próprio conteúdo, nem se restrinja a apenas um tipo de publicação, mas garanta que, com frequência, seus fãs recebam aquelas postagens de que eles tanto gostam.

 

Bateria Facebook

 

O Facebook vai mudar mais?

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Provavelmente. O Facebook é conhecido por sempre trazer inovações. Por isso, se você realmente quer ter sucesso usando o marketing no Facebook, precisa ficar atento para as mudanças na plataforma. E estar aberto para se adaptar. Comece a aplicar as dicas que demos e esteja sempre preparado para novas formas de aumentar o engajamento do público no Facebook.

Você tem visto uma queda no seu alcance orgânico no Facebook? O que tem feito para contornar o problema? Compartilhe conosco as suas dicas também!

 


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