Os 11 Objetivos de Campanha do Facebook

Se você usa o Facebook para empresas como ferramenta de marketing, com certeza já percebeu que não pode depender apenas do alcance orgânico, né? Aos poucos, o Facebook foi diminuindo o número de pessoas que recebem as atualizações das páginas que curtiram, e a divulgação gratuita na plataforma praticamente acabou. Por isso, os anúncios pagos são o caminho para aumentar a popularidade da sua fanpage.

Mas isso não é ruim.  Em primeiro lugar, as pessoas passam muito tempo na rede social e a acessam com frequência. A segmentação oferecida pelo gerenciador de anúncios permite detalhar bem o público que quer atingir e não gaste dinheiro tentando alcançar pessoas que não vão se interessar por você. (antes de começar a fazer anúncios, o primeiro passo é definir quem é seu cliente ideal) Por fim, não são necessários grandes investimentos. Você pode começar suas campanhas com valores baixos e já atingir uma boa quantidade de usuários.

Porém, todo anúncio feito deve partir de uma estratégia bem pensada. Existe um formato mais adequado – seja vídeo, foto, carrossel, apresentação multimídia – e também é possível definir o objetivo de campanha do Facebook que mais se encaixa no que você quer conquistar. Dentro do gerenciador de anúncios, você vai encontrar 11 opções de objetivo e nós vamos explicar como anunciar no Facebook. Siga os Ninjas! 😉

Facebook

Para conseguir reconhecimento

Se você tem uma marca nova, ou está planejando um reposicionamento da sua empresa, ou simplesmente acha que pouca gente o conhece, as estratégias de reconhecimento são as melhores para você. A ideia é fazer as pessoas saberem quem você é e deixar uma boa imagem da sua empresa se espalhar pelo maior público possível. Para isso, você pode escolher entre estes objetivos de campanha do Facebook:

  • Reconhecimento da marca: Com este objetivo, seu anúncio é mostrado para as pessoas que têm mais probabilidade de se interessarem pela sua marca e estão mais propensas a se lembrarem dela. Uma boa estratégia ao escolher este objetivo é criar vídeos ou imagens bem interessantes. Quanto mais tempo a pessoa parar no seu anúncio, maior a chance de ela se lembrar de você.
  • Alcance: Ao escolher este objetivo, seu anúncio é mostrado para o maior número possível de pessoas dentro do público que você especificar. A ideia é que, quanto mais gente receber o anúncio, mais clientes você vai atrair. Porém tome cuidado para segmentar bem o público, ou você vai gastar seu orçamento atingindo um número grande de pessoas que nem estão interessadas no que você tem a oferecer.

 

Para ajudar na consideração

Na fase de consideração, você quer que o público tenha interesse em saber mais sobre a sua marca, em obter mais informações sobre ela. O plano é aumentar o engajamento das pessoas com anúncios que tragam um conteúdo relevante, sejam novidades, entretenimento, ensinamentos ou outras informações úteis para elas. E estes são os objetivos  de campanha do Facebook que você pode escolher nesta fase:

  • Tráfego: Com ele você direciona o público do Facebook para outro lugar, seja seu site ou seu aplicativo. Você pode levar mais pessoas a acessarem sua página de cases de sucesso ou até aumentar o uso que elas fazem do seu aplicativo. No caso do e-commerce, você conseguir mais visitas na sua loja virtual é sempre uma excelente forma de aumentar as vendas, além de permitir que mais pessoas conheçam o seu catálogo de produtos.
  • Envolvimento: Este objetivo é para quem está buscando obter mais curtidas (reações), comentários, participações em eventos e, até, aumentar a distribuição de um código promocional. A ideia é levar as pessoas a interagirem mais com a sua marca, gerando o engajamento que é tão importante ao usar o Facebook para Negócios. O anúncio é distribuído para aqueles que têm mais propensão de se interessarem pelo conteúdo e interagirem com ele.
    Facebook 
  • Instalações do aplicativo: Se a sua empresa tem um aplicativo, esta é a maneira perfeita de levar mais pessoas a baixarem o app ou estimular quem já o tem a realizar alguma ação específica (como conseguir um desconto ou ganhar fases novas de um jogo). Para poder acompanhar direitinho o resultado da sua campanha, configure o SDK (Software Developer Kit) do Facebook com o seu aplicativo!
  • Visualização do vídeo: Vídeos são uma ótima forma de mostrar os bastidores da sua empresa, as campanhas das quais ela participa, os clientes satisfeitos ou qualquer outro assunto que divulgue a sua marca como uma parceira de confiança. Você também pode apresentar novos produtos ou campanhas de datas comemorativas. Para isso, seu vídeo é entregue para aquelas pessoas que gostam de ver vídeos no Facebook e, provavelmente, vão querer assistir ao seu também.
  • Geração de cadastros: Você sabe o quanto é importante ter o e-mail ou outro dado de contato dos seus leads para poder desenvolver suas campanhas, certo? Então este objetivo de campanha do Facebook vai ajudá-lo a levar mais pessoas para preencherem um formulário (que pode ser personalizado) em troca de alguma vantagem, como um conteúdo gratuito. As informações que você conseguir vão ser valiosas para as outras campanhas da marca.
  • Mensagens: Você está buscando dicas sobre como anunciar no Facebook, mas sabia que muitas pessoas confiam mais em uma empresa se conseguem trocar mensagens com ela? Por isso, esse objetivo permite que você responda perguntas e ofereça um suporte melhor. Além de direcionar as pessoas para falarem com você no Messenger, você também pode retornar a conversas já existentes com mensagens patrocinadas.

 

Para conseguir conversões

Você quer aumentar as vendas, receber mais pedidos de orçamentos ou ter mais downloads do seu aplicativo? O que você está buscando são mais conversões e estes são os objetivos de campanha do facebook que vão ajudá-lo a fazer isso.

  • Conversões: Com anúncios deste tipo, você leva as pessoas a completarem alguma ação que você queira, como finalizar uma venda na sua loja virtual, fazer uma compra dentro do seu aplicativo ou se cadastrar no seu site. O objetivo final pode estar fora do Facebook, mas, para que você possa acompanhar o desempenho da campanha, você precisa configurar um pixel do Facebook e, assim, saber se as pessoas realmente chegaram ao seu objetivo final.
  • Vendas do catálogo: Mais conhecidos como anúncios dinâmicos. Com ele, você cadastra o seu catálogo de produtos (ou apenas os produtos mais relevantes) e o Facebook se encarrega de mostrar a quantidade em estoque e o preço para o público que tem mais chances de estar interessado. Assim, você não precisa fazer um anúncio para cada produto seu, o Facebook exibe o catálogo automaticamente para os clientes em potencial.
  • Visitas ao estabelecimento: Nem tudo é feito on-line. Mesmo usando o Facebook para empresas, para algumas marcas o importante é receber mais clientes na sua localização física, principalmente em negócios como restaurantes, escolas e clínicas. Com este objetivo de campanha do facebook, você pode atingir pessoas que estejam em uma localização próxima à sua empresa e, se você tiver mais de um endereço, pode segmentar o público para cada um deles.

Facebook

Defina seu objetivo

Toda estratégia de marketing precisa ser bem planejada, e não é diferente na hora de pensar em como anunciar no Facebook. Só porque você pode começar com um investimento baixo, não quer dizer que vai querer fazer de qualquer jeito, certo? Escolher o objetivo de campanha do facebook certa já é um grande passo para o sucesso do seu anúncio!

Qual dos objetivos de campanha do Facebook é o mais interessante para você atualmente? Você está sentindo falta de alguma opção que o Facebook ainda não oferece? Conte para nós e compartilhe este texto nas suas redes sociais!

Posts Relacionados