definição de SEO

Seguindo as Dicas Abaixo, você pode conseguir um aumento de até 400% de tráfego qualificado através da busca orgânica do Google. Duvida? Veja os prints no final do artigo.

O SEO (Search Engine Optimization, ou Otimização para mecanismos de busca) é uma ferramenta importantíssima para você ter um bom posicionamento nos resultados de pesquisa pela internet sem precisar pagar por isso. Porém, se estiver difícil começar a otimizar seu site, nós fizemos uma lista com cinco pontos fundamentais em que você deve prestar atenção já!

Cuide com carinho do título

A tag título é um dos carros-chefes da sua estratégia de SEO. É ela quem conta para os mecanismos de busca sobre o que é aquela página e pode ajudar a atrair clientes interessados no que você tem a oferecer. No código do site, ela aparece com este formato:

<title> Título da página </title>

Já reparou que, quando você faz uma busca no Google, os resultados aparecem com um título em azul?

Exemplo de Tag Title SEO

Essa é a tag título, por isso é tão importante. Nela, você pode colocar palavras-chave que identifiquem o assunto da página, mas não exagere! Lotar o título de palavras-chave na verdade vai ter o resultado contrário e prejudicar sua posição nas pesquisas. Coloque no máximo duas.

E, por conta disso, saiba que todas as palavras-chave que forem importantes para você devem ter sua própria página no site. Assim, cada uma pode aparecer no título da sua seção e ganhar mais chance de chegar ao Google.

Outra dica: repita o título no conteúdo do texto. Não só isso vai fazer seus leitores perceberem que estão na página certa como vai validar seu título para o Google, que saberá que ele tem mesmo relação com o restante.

E preste atenção no número de caracteres. Os resultados do Google mostram apenas 68 deles. Não adianta escrever um título super longo, pois ninguém vai conseguir ler tudo. Além disso, o Google não dá atenção para o que vem depois de 68 caracteres, então, se sua palavra-chave estiver lá no final, ele nem vai ver…

Descrição também é SEO

A tag Meta Description é o espaço onde você faz uma descrição curta do seu site, que vai aparecer abaixo do título nos resultados de pesquisas. Ela não influencia na posição que você vai conseguir, mas nem por isso é menos importante.

Exemplo de Tag de Descrição SEO

Além de identificar o conteúdo da página, é ela que tem o poder de seduzir os visitantes que receberam vários resultados para a busca e não sabem em qual clicar.

Use essa tag para chamar a atenção do leitor, incentivá-lo a entrar no site. Não tenha medo de usar expressões chamativas como “promoção”, “venha conferir” e “descubra as vantagens” e atrair mais clientes. Quanto mais você aumentar as visitas, melhor vai ficar seu posicionamento nos mecanismos de busca; por isso, não descuide dessa tag.

Preste atenção também no número de caracteres. As pesquisas costumam exibir somente, em média, 153 deles, e o resto vira reticências. E, também, letras maiúsculas ou mais espaçosas, como o “O” acabam ocupando mais largura e, com isso, diminuindo o número de caracteres que você ainda tem disponível. Deixe a preguiça de lado e teste diferentes descrições e veja qual aparece melhor, ok?

E, apesar de a descrição do site não influenciar no seu posicionamento, procure incluir palavras-chave. O Google as coloca em negrito para facilitar a vida do leitor e, caso não apareçam, ele pode optar por não mostrar a sua Meta Description e escolher outro pedaço de texto do conteúdo da página, um que tenha as palavras-chaves. E, aí, pode vir um trecho sem pé nem cabeça que não vai significar nada para o internauta.

Respeite os caracteres

Percebeu que, nas duas seções acima, nós destacamos a quantidade de caracteres permitida em cada tag? Não deixe isso de lado. Sempre que um item do site tiver restrição de caracteres, respeite-o. Do contrário, você pode ter toda a sua estratégia de SEO jogada ladeira abaixo.

Não sabe como contar os caracteres? Um jeito bem simples é jogar o texto no Word. Ele rapidamente calcula, quando você seleciona um trecho e clica no número de palavras, na barra inferior. Outra opção é usar um contador de caracteres, como este aqui: http://www.bjornenki.com/tools/search-results-preview

Contador de Caracteres para Tags de SEO

 

Faça as imagens trabalharem para você

Os mecanismos de busca não conseguem entender imagens. Imagine a tecnologia que seria necessária para o Google ver uma foto e entender que é a Avenida Paulista à noite com luzes de Natal.

Bem, os avanços da tecnologia estão cada vez mais impressionantes, então não vamos dizer que é impossível. Mas ainda não existe.

Por isso, foco no SEO para imagens! A parte delas que é identificada para aparecerem em resultados de pesquisa é o atributo ALT, que representa o texto alternativo. É ele que aparece se a foto não for carregada e também é ele que é lido por programas que ajudam as pessoas com deficiência visual a navegarem na internet.

Tag Alt - A importância dela no SEO

Para que o atribuo ALT ajude na sua estratégia de SEO, ele deve ser curto, descrever perfeitamente a imagem e incluir palavras-chave. Poucas! Se você lotar o texto alternativo de palavras-chave para melhorar sua posição nas pesquisas, o Google vai perceber na hora e não vai gostar.

Mais uma dica rápida: coloque também um bom nome para a imagem, separando as palavras com hífen e deixando de lado coisas como “o/a”, “de/do/da” (por exemplo: avenida-paulista-noite-luzes-natal.jpg).

Mas e as palavras-chave?

A gente falou, falou, falou de palavras-chave, mas você sabe como definir aquelas que vão ajudar a otimizar o seu site? Vamos às três dicas:

Nenhuma palavra-chave vai funcionar se você não conhecer seu público e o que ele busca. Preste atenção ao que costuma levar as pessoas até você, seja pelo contato ao vivo com os clientes ou por indicadores de análise do seu site, mostrando o que os internautas pesquisaram para chegar ali. Por exemplo, se você tiver uma loja de sapatos, talvez as necessidades dos seus clientes sejam “calçados confortáveis”, “sapatos baratos” ou “sapatos sociais”.

Palavras Relevantes para SEO

Também, evite escolher palavras únicas, pois o melhor é apostar em expressões. Se você usar a palavra-chave “sapato”, por exemplo, vai atrair muitas pessoas que não estão interessadas especificamente no seu produto. Talvez elas só queriam saber se combinaram bem o sapato com a roupa, mas não queiram comprar. Agora, se você usar um tiro mais certeiro, como “calçados confortáveis para caminhada”, sua chance de aumentar as visitas com quem está realmente interessado fica muito maior!

Aumento de Cliques através do SEO

E, para finalizar, pesquise as palavras-chave com mais relevância e menos concorrência para o seu segmento através de ferramentas disponíveis na internet. A mais conhecida é o Planejador de palavras-chave do Google, no qual você vê um ranking das palavras mais procuradas e se é grande a quantidade de sites competindo por ela (o que dificulta o bom posicionamento do seu).

Porém para acessar o planejador de Palavra-Chave do Google, você precisa ter uma conta no Google Adwords, deixamos aqui como dica final uma ferramenta ótima para identificar palavras-chave relevantes para seu negócio: http://keywordtool.io/

Ferramenta Gratuita para Identificar Palavras-Chave Relevantes

Conforme prometido no início do artigo, veja alguns resultados que os Ninjas já conseguiram para seus Senhores (clientes)

Aumento de Tráfego SEO para um portal de Casamento

Aumento de 400% de tráfego orgânico para um Portal de Casamento


Aumento de tráfego SEO para Escola de Educação Financeira

Mais de 250% de aumento em tráfego orgânico para uma Escola de Educação Financeira


Aumento de Tráfego Loja Virtual de Piscinas

Em 3 meses, mais de 50% de aumento de tráfego orgânico pra Loja Virtual de Piscinas


Aumento de Tráfego Orgânico de Imagens

Mais de 280% de aumento de tráfego orgânico vindo através da busca de imagens no Google


Dá para começar? Sim, claro! Use essas dicas e depois nos conte se as visitas no seu site aumentaram. Seguindo essa lista, com certeza você vai ver a diferença. Comente aqui e compartilhe este texto!

 

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