Você contrata um web designer famoso, cria um site cheio de recursos, imagens e slides e… não vê nenhum resultado nas vendas e contatos. Por quê? Muitas vezes, um site bonito é feito de acordo com os gostos de quem o projetou, mas não pensando na experiência do usuário.

É preciso lembrar que nem todo mundo tem experiência com internet e complicar o acesso vai fazer com que algumas pessoas percam a paciência. Além disso, nem todas fazem parte do seu nicho de mercado, então o vocabulário e conteúdo de um site também devem ser simples. Afinal, o que importa é o público, não? É claro que sim!

Simplicidade e Usabilidade

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Criar um site funcional e claro é a forma mais certeira de atingir um número maior de clientes. Afinal, nossos concorrentes estão a apenas um clique de distância e, se não soubermos ajudar as pessoas, elas vão procurar quem consiga. Não corra um risco tão fácil de evitar.

A finalidade de um site tem de estar bem clara e óbvia, ninguém deve ficar arrancando os cabelos para descobrir do que se trata a página. Além disso, um bom site deve atrair o público de primeira e ser fácil de navegar. Tudo tem de estar a mão: informações, contato, inscrição na newsletter etc. Essa preocupação com a criação de um site objetivo se chama usabilidade na web.

O que um site funcional tem?

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Um site útil e agradável deve concentrar alguns princípios básicos de usabilidade na web. E eles são:

 

 

 

 

 

 

 

Problemas a evitar!

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Coloque em prática

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Esteja você se preparando para criar um site ou já com um, pense bem nessas dicas de usabilidade na web e veja se está no caminho certo. Não basta ser bonito, o site funcional tem que ter conteúdo. Não basta ter conteúdo, ele tem que ser fácil de acessar.

Lembre-se: se o site for complicado, se os internautas se sentirem perdidos, se a página inicial não explicar do que se trata, se não houver opções de contato e pesquisa e se o visual for poluído por propagandas e falta de consistência, você vai perder leitores. Não corra esse risco. Pense no site a partir dos olhos do usuário, afinal, o conteúdo foi feito para ele!

Já deu uma olhada no seu site depois de ler as dicas? Que pontos fortes e pontos de melhoria encontrou? Conte para os Ninjas 😉


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